Formas de palavras: novo recurso do Yoast SEO Premium em português

Esse post é muito especial para mim, porque é a primeira vez que fui convidada para falar sobre um plugin. Vim apresentar as formas de palavras, que acabaram de chegar na versão português do Yoast SEO Premium.

O Yoast é um plugin com vários recursos de otimização para motores de busca (ou motores de pesquisa), tanto na versão gratuita quanto na premium. Dentre eles, está a análise de legibilidade e a análise de frases-chave. Ambas são feitas pelo plugin, que, assim como os motores de pesquisa, foi treinado para ler seu artigo como um ser humano. Ele faz isso determinando metas relacionadas ao texto, mas principalmente à frase-chave: a frequência com que ela deve aparecer, como deve estar distribuída, o tamanho que deve ter.

A novidade das formas de palavra significa que, agora, o Yoast SEO Premium compreende as pequenas variações que pode haver numa palavra. Portanto, se você colocar uma versão no plural da palavra-chave que é singular, ou mudar o tempo verbal numa frase-chave, o plugin contará essa versão modificada como a palavra-chave original na análise de SEO. Dessa forma, no campo “sinônimos” você pode deixar apenas outras palavras que tenham o mesmo significado e, no campo “frases-chave relacionadas” você pode explorar outros temas abordados no artigo.

infográfico sobre formas de palavras fornecido pela Yoast

A empresa deu um exemplo neste infográfico: em um post cuja palavra-chave é “cachorro”, o plural “cachorros” será lido como outra forma dessa palavra. Já “cão” entra como um sinônimo e “casa de cachorro” como uma expressão-chave relacionada.

No vídeo de apresentação bem-humorado, a Yoast aborda a frustração que autores podem sentir quando veem que seus artigos não pontuam bem na análise de SEO. As fatídicas bolinhas vermelhas indicando erros ficarão cada vez mais no passado, com o novo recurso.

Esclarecimento

Para encerrar este artigo, gostaria de deixar claro que esse post não foi patrocinado. A Yoast perguntou se eu teria interesse em cobrir essa novidade, e eu disse que sim. Como eu não tinha a versão Premium, me deram um ano de licença para experimentar o recurso, mesmo se eu não escrevesse a respeito. Quando eu fizer conteúdo patrocinado, vou avisar – e estarei tão feliz que vai dar para ver nos meus olhos. Isso é, se você assistir aos vídeos que correspondem a esses artigos no canal de YouTube do WordPress sem Código:

Formas de palavras: novo recurso do Yoast SEO Premium em português

E não se esqueça de seguir o WordPress sem Código nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.