Google Site Kit: plugin de SEO, performance e anúncios

Esse artigo era só mais um tutorial de conectar um site WordPress ao Google Analytics com um plugin. Aí o Google lançou oficialmente o plugin Site Kit, de código aberto (isso mesmo, totalmente gratuito) que estava em versão beta há alguns meses. O que é que o Site Kit tem? Search Console, Page Speed Insights, Analytics, AdSense, Tag Manager e Optimize.

Agora, para explicar o que tudo isso significa, uma breve história: ouvi num podcast que foi lançado ano passado, o “Hello, WP!” (mais especificamente, no episódio “Hello, SEO!”), que parte do trabalho do Google para melhorar os resultados de busca seria trabalhar com os CMS, já que eles representam uma parte cada vez maior da internet, e esses sites geralmente são operados por pessoas que não têm tanto domínio técnico.

As seis ferramentas foram criadas para melhorar nossos sites e fazer com que a pessoa que fez uma busca fique feliz com os resultados. Elas têm versões gratuitas e pagas, mas as gratuitas já podem te ajudar muito a subir seu site entre os resultados de busca. Vamos entrar no que cada uma faz:

  • Search Console mostra a relação do site com as pesquisas: quantas vezes apareceram links para aquele site como resultado de buscas, em que posição da página, quais foram as palavras-chave que levaram a quais páginas, que tipo de dispositivo fez a busca, entre outros dados que você pode estudar para suas páginas aparecerem cada vez mais no topo da busca orgânica (espaço que não é pago da página de resultados).
  • Page Speed Insights, para quem não viu o último vídeo, é um serviço de medir performance, ou velocidade do site. Ele foi pensado para desenvolvedores, mas eu defendo que você use com parcimônia para medir o impacto de novos plugins nas suas páginas.
  • Analytics mede os acessos ao seu site: quanto tempo os visitantes passam em quais páginas. É importante que eles passem um tempinho, porque se as pessoas abrem sua página e desistem, voltando pro Google, é sinal de que não tinha conteúdo que as prendesse ali. Ou que demorou demais para esse conteúdo aparecer. 
  • AdSense é a ferramenta para veicular anúncios no seu site. Você pode escolher os tipos de anúncios que quer expor, e onde. Não é onde você contrata o Google para expor seu anúncio. Para expor o seu anúncio, seria o Google Ads, que não está incluído no Site Kit.

As duas últimas ferramentas não são para iniciantes:

  • Tag Manager coloca códigos no seu site para fins de marketing digital, como campanhas de AdWords, ou um pixel de Facebook.
  • Optimize é uma ferramenta de UX, para testar variações de página e ver qual versão atinge melhor o objetivo – por exemplo, uma venda.

Para conectar qualquer um desses serviços ao seu site, você precisa ter uma conta Google – pode ser um e-mail gratuito com o final @gmail.com, ou um e-mail de empresa que use o GSuite. Você usa a sua conta Google para abrir contas nos serviços específicos. Você cria contas e, dentro das suas contas, tem propriedades – cada site é uma propriedade.

Pessoalmente, acredito que todo mundo deveria usar o Search Console, o Page Speed Insights e o Analytics. Para conectar os serviços ao seu site WordPress usando o Site Kit, você deve baixar o plugin Site Kit.

Na página do plugin, ele vai começar a oferecer a integração pelo Search Console. Você deve apertar o botão azul, “Sign in with Google”, e ele vai começar a pedir as permissões.

Depois que você der todas as permissões, pode voltar ao painel WordPress para conectar os outros da mesma forma.

No meu caso, o Search Console deu erro porque ele tenta buscar informações do endereço que está nas configurações do site, começando com http. Porém, o site tem certificado SSL e o endereço correto começa com https. Como o site já estava conectado ao Search Console antes, ele faz esse acompanhamento por fora do plugin.

Caso você prefira assistir a esse conteúdo em vídeo, confira o canal do WordPress sem Código no YouTube:

Google Site Kit: plugin de SEO, performance e anúncios | WordPress sem Código 2.16

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