O que é Certificado SSL e por que seu site precisa de um

Você já sabe do que precisa para ter um site e como organizar o conteúdo dele. Agora a gente vai falar de outro aspecto essencial, a segurança. Ela começa com o Certificado SSL.

Dá uma olhada na barra de endereço dessa página aqui, mesmo. Percebeu que antes de wpsemcodigo.com.br tem um cadeado fechado? Talvez nem todo site que você acesse tenha esse cadeado fechado. Alguns podem ter um cadeado aberto, ou pode estar escrito “Não seguro” antes do endereço.

Alguns navegadores, como o Google Chrome, só dizem que um site é seguro quando ele tem um certificado SSL. Essa sigla é de “Secure Socket Layer”, um protocolo de segurança que usa tecnologia de criptografia na comunicação entre o computador em que o site fica, o servidor, e o computador do visitante.

Vai que tem um hacker que espiando a sua conexão roubar seus dados. A criptografia impede que ele entenda o que está sendo trocado entre você e o site. Porque, no fim das contas, segurança na internet é garantir que ninguém está acessando seus dados sem a sua permissão.

Tipos de certificado SSL

Tem três tipos de certificados, que dependem do de site que você tem para valer a pena. O mais básico é um certificado de validação do domínio, que trabalha com uma criptografia mais simples e é indicado para sites pequenos que só tenham conteúdo, como blogs.

Quem tem loja virtual já deve investir no certificado de validação da organização, que além de validar o site, confirma que a sua empresa existe – pode ser interessante até para empresas que não têm loja, mas querem passar confiança. É claro que, para conseguir esse, você precisa enviar documentação da empresa, também.

Por fim, tem o certificado de validação estendida, que é usado por empresas grandes. O nome da empresa aparece ali no topo, está vendo? Se a sua empresa já é grande o suficiente para precisar de um desses, corra atrás disso nesse instante.

Como manter seu certificado SSL

Chegamos na parte mais importante do artigo: esses certificados têm validade, ou seja, o seu site fica certificado por um período de tempo – pode ser três meses, um ano, e por aí vai. Por isso é muito importante marcar num calendário um dia ou dois antes de ele acabar, para você renovar.

O certificado é feito por empresas especializadas, mas muitas têm parcerias com empresas de hospedagem. Você pode comprar direto com a empresa certificadora, mas aí você mesmo precisa instalar no seu servidor, e isso não é fácil. Pessoalmente, recomendo fechar através da empresa de hospedagem. Muitas oferecem o certificado de domínio, o mais básico, de graça com o serviço de hospedagem, o que é algo que você pode levar em conta na hora de escolher o seu servidor.

Compartilhe o artigo! Ou o vídeo sobre o assunto que está no canal WordPress sem Código:

O que é Certificado SSL e por que seu site precisa de um | WordPress sem Código 1.7

E não se esqueça de seguir o WordPress sem Código nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.