Agora que você já sabe que um site precisa estar organizado, vou apresentar dois termos muito usados pelo pessoal que faz site: front-end e back-end.
Essa aula é mais chatinha, mas é importante, então eu vou apelar. Preciso que você imagine uma loja de bolos igual à que tem perto da casa do meu namorado: uma loja muito pequena, super estreita, que é só uma vitrine. Ali, você vê a decoração da loja, vê as opções de sabores em um painel e sente o cheiro de bolo saindo do do forno.
Esse é o front-end da loja: a parte que o cliente vê. É claro que site não tem cheiro, porque essa tecnologia (ainda) não existe, mas você decora o seu site do jeito que você quiser e exibe ali seus serviços, seus produtos. Num mundo sem WordPress, em que o site é criado com código, o front-end fica sob cuidados de webdesigners, que sabem HTML e CSS, e desenham as páginas.
HTML é Hypertext Markup Language, ou seja, linguagem de marcação de hipertexto. Ela só serve para marcar onde cada coisa fica, com o uso de tags. Já a CSS é Cascading Style Sheets, uma linguagem de folha de estilo, que só serve para enfeitar o conteúdo – colocar cor, mudar a fonte da letra, etc. Tecnicamente, nem HTML nem CSS são linguagens de programação, porque programar envolve dar comandos e ter respostas.
Como você vai usar WordPress, você não precisa se preocupar em escrever HTML em si. Quem criou os elementos que você vai usar no seu site já vai ter cuidado disso.
Voltando à loja de bolos: atrás do local onde os bolos ficam expostos tem uma porta, e você consegue ver uma cozinha gigante. E esse é o back-end do site – as funcionalidades, que ficam na mão do programador quando o site é criado com código. No caso do WordPress, os programadores criam plugins e temas para você personalizar seu site.
Pronto! Vamos recapitular? Front-end é a parte do site com a qual o visitante interage; back-end é a parte com funcionalidades mais pesadas, que é programada. E… melhor parte: você vai criar as duas sem escrever uma linha de código, com o WordPress.
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