William Schons | Colaborações sem Código ep. 1

A primeira colaboração do WordPress sem Código é com o William Schons, que conheci pelo instagram cheio de conteúdo para freelancers dele. William também tem um canal no YouTube e um grupo de WhatsApp para iniciantes em WordPress, no qual já tiraram várias dúvidas minhas.

William contou que antes de começar a aprender WordPress, trabalhava em comércio, o que o ajuda a lidar com clientes como freelancer hoje em dia. Começou a fazer sites usando o Wix, mas viu logo as limitações da ferramenta. Quando descobriu todo o ecossistema em torno do WordPress (aliás, adorei essa metáfora), começou a aprender a programar em PHP.

Comecei a fazer bastante projeto utilizando WordPress e percebi que tinha todo um ecossistema na internet já feito com WordPress, então além de eu estar catando novos clientes, eu percebi “cara, aprendendo isso eu vou ter muito trabalho para dar manutenção”.

William Schons

Hoje em dia, o trabalho dele não é baseado em programação: prefere fazer implementações dentro de temas-filho e usar plugins prontos. A dica que dá para quem quer começar a programar em PHP é usar a documentação oficial de WordPress.

Também deu dicas para a parte de atendimento ao cliente: lembrar-se que eles também são pessoas (eu, Katharina, admito que é fácil esquecer disso!). “Para ti vender serviço, é relacionamento com o cliente puro. Então, o que me ajudou muito e eu passo para todo mundo: estuda PNL (programação neurolinguística), estuda desenvolvimento pessoal, vai aprender como lidar com as pessoas”, disse William.

Caso você queira conferir a entrevista em vídeo, ela está logo abaixo. Recomendo ativar as legendas nas configurações do vídeo, porque falhei na captação do áudio dele. Aproveite para se inscrever no canal de YouTube do WordPress sem Código.

William Schons: carreira em WordPress | Colaborações sem Código #1

E não se esqueça de seguir o WordPress sem Código nas redes sociais!

1 comentário em “William Schons | Colaborações sem Código ep. 1”

  1. Pingback: Newsletter #1: Como funcionará – WordPress sem Código

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.