No artigo em que apresentei os widgets, separei entre os que são úteis só para quem tem blog e os que são úteis para todo e qualquer site. Farei o mesmo agora. Dos nove blocos de widget, dois são úteis para todos os sites: o “Shortcode” e o “Pesquisar”:
O Shortcode é a maneira de você inserir conteúdo de vários plugins na sua página, como formulários de contato e galerias. Porém, você nem precisa selecionar esse bloco – se colar um shortcode no bloco de parágrafo que é gerado automaticamente, o Gutenberg converte para você.
Já o Pesquisar pode ser personalizado. É uma barra de buscas interna que usa tags. Você pode adicionar a qualquer página ou post e ela vai retornar uma página nova com os resultados de busca. Lembrando que você também pode usar tags nas suas páginas e usar a busca para isso, mas ela é especialmente útil para posts tradicionais e customizados (o que inclui produtos).
Você pode trocar a palavra “Pesquisar” que está acima da caixa pelo texto que quiser (1), assim como o texto que fica no fundo da barra (2) e no botão (3). Também é possível formatar esse texto com as mesmas opções de sempre (4): alinhamento em relação ao texto, negrito, itálico e riscado, código embutido e imagem em linha.
Blocos de widget mais úteis para blogs
Agenda
Mostra um calendário no qual as datas em que você postou são clicáveis, e levam o visitante aos posts daquele dia.
Arquivo
Não é o mesmo que arquivo num computador, é a lista de posts que você já fez em tópicos, mas na barra lateral direita você pode trocar essa lista por uma lista suspensa (1), na qual o visitante clicaria para abrir o mês que quisesse, e mostrar a quantidade de posts em cada mês (2).
Categorias
Assim como o arquivo, deixa você exibir como lista suspensa (1) e mostrar quantos posts há em cada categoria (3), mas também permite mostrar hierarquia caso você tenha uma categoria dentro de outra (2). Por exemplo, se você escreve sobre viagens e, dentro da categoria “Passeios”, tem as categorias “diurno” e “noturno”.
Comentários mais recentes
Na barra lateral, você pode escolher se quer mostrar:
- o avatar de quem fez o comentário;
- a data;
- um resumo;
- a quantidade de comentários que aparecem na lista.
Nuvem de tags
Embora o nome seja “Nuvem de tags”, na barra lateral você pode trocar por uma nuvem de categorias, além de mostrar entre parênteses o número de posts daquela tag ou categoria (1).
Posts recentes
Você pode:
- mostrar o conteúdo do post, ou o resumo, caso você faça resumos (quem não faz pode usar o bloco “Leia Mais” para limitar o que aparece);
- configurar a quantidade de palavras que podem aparecer;
- exibir a data do post;
- organizar por data ou título;
- filtrar por categorias (útil para quem cobre mais de um assunto e quer mostrar os últimos posts relacionados ao artigo que a pessoa está lendo);
- definir quantos posts aparecem nessa lista.
RSS
Entradas de qualquer feed RSS ou Atom. Feeds RSS são páginas personalizadas que reúnem conteúdos de blogs ou sites, para quem acompanha ficar atualizado sem precisar checar cada blog individualmente. Não entro nesse assunto aqui no WordPress sem Código.
Me conte como você vai usar esses blocos para turbinar suas páginas e seus posts! E compartilhe esse artigo, ou o vídeo sobre esse assunto no site do WordPress sem Código:
Pingback: Criar página ou post com Gutenberg | WordPress sem Código