Como criar um botão do jeito certo na sua página

Você pode criar um botão com facilidade usando os blocos do Gutenberg, o editor de páginas do WordPress. Botões são maneiras chamativas de colocar links, seja para páginas do seu próprio site ou de sites externos.

Bloco "Botões" no editor Gutenberg

Quando você insere o bloco “Botões” no Gutenberg, você vê o botão, onde você escreve o texto, e uma caixa para inserir o link abaixo. Na barra de cima, você pode trocar o estilo do botão, que é dizer se ele tem uma linha desenhada em volta ou não (1); também pode aplicar as formatações clássicas do parágrafo (6): alinhar à esquerda ou direita do texto, ou centralizar; usar negrito, itálico e riscado no texto; colocar código em linha (exibir com fonte específica) e imagem embutida (miniatura).

Já na barra lateral da direita, ficam as personalizações de botão: os mesmos estilos que tem na barra superior (2); as cores do botão e do texto (3); e a opção de arredondar os cantos do botão (4).

Opções de edição do bloco Botões no Gutenberg

A última seção da barra lateral, “configurações de link” (5), é onde as coisas ficam interessantes: você pode mandar o link abrir uma nova aba (o que é recomendado para links de sites externos) e preencher o atributo “rel”. Esse atributo qualifica seus links para o Google e outros motores de busca, então vamos ver o que o próprio tem a dizer sobre os atributos certos para adicionar na hora de criar um botão:

  • se você está citando uma página porque achou o conteúdo dela interessante, seja de um especialista ou de um fórum, pode deixar vazio;
  • caso esteja citando algo de um fórum ou local onde usuários criam conteúdo, mas não como uma referência de autoridade, use “ugc”, que significa “User Generated Content”;
  • quando não quiser que o Google siga aquele link, use “nofollow” – é o que afiliados costumavam usar
  • mas agora existe a categoria “sponsored” , que o Google pede para usar em caso de links patrocinados (sponsored é patrocinado em inglês).

Saiba mais no link: https://support.google.com/webmasters/answer/96569?hl=pt

Já houve uma distinção entre botões e links. Os links levavam a outras páginas, enquanto os botões faziam algum tipo de ação na própria página, como se inscrever num canal. Porém, já faz um tempo que essa distinção caiu, e o bloco “Botões” do WordPress (se chamava “Botão” até a versão 5.4 do WordPress) serve para criar uma caixa colorida com texto e um link por trás. Inclusive, se você olhar o código HTML dele, não usa a tag <button>, usa a de link, <a>.

Eu queria trazer uma estatística para esse artigo que mostrasse alguma distinção entre a performance de botões e links puros e simples, mas não encontrei. Um teste de um site sobre e-mail marketing, realizado em 2008, mostrou que no início as pessoas responderam melhor a botões, mas a longo prazo passaram a ignorá-los e clicar mais nos links. Talvez você tenha que testar no seu site, criando um botão e um link em páginas similares, e observar as conversões.

Você pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo no canal de YouTube do WordPress sem Código:

Como criar um botão do jeito certo na sua página | Série Blocos do Gutenberg ep. 12

1 comentário em “Como criar um botão do jeito certo na sua página”

  1. Pingback: Como adicionar ícones de redes sociais em site WordPress (+ Gutenberg no WP 5.4) | WordPress sem Código

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.