Você pode criar um botão com facilidade usando os blocos do Gutenberg, o editor de páginas do WordPress. Botões são maneiras chamativas de colocar links, seja para páginas do seu próprio site ou de sites externos.
Quando você insere o bloco “Botões” no Gutenberg, você vê o botão, onde você escreve o texto, e uma caixa para inserir o link abaixo. Na barra de cima, você pode trocar o estilo do botão, que é dizer se ele tem uma linha desenhada em volta ou não (1); também pode aplicar as formatações clássicas do parágrafo (6): alinhar à esquerda ou direita do texto, ou centralizar; usar negrito, itálico e riscado no texto; colocar código em linha (exibir com fonte específica) e imagem embutida (miniatura).
Já na barra lateral da direita, ficam as personalizações de botão: os mesmos estilos que tem na barra superior (2); as cores do botão e do texto (3); e a opção de arredondar os cantos do botão (4).
Atributo “rel” do link no botão
A última seção da barra lateral, “configurações de link” (5), é onde as coisas ficam interessantes: você pode mandar o link abrir uma nova aba (o que é recomendado para links de sites externos) e preencher o atributo “rel”. Esse atributo qualifica seus links para o Google e outros motores de busca, então vamos ver o que o próprio tem a dizer sobre os atributos certos para adicionar na hora de criar um botão:
- se você está citando uma página porque achou o conteúdo dela interessante, seja de um especialista ou de um fórum, pode deixar vazio;
- caso esteja citando algo de um fórum ou local onde usuários criam conteúdo, mas não como uma referência de autoridade, use “ugc”, que significa “User Generated Content”;
- quando não quiser que o Google siga aquele link, use “nofollow” – é o que afiliados costumavam usar
- mas agora existe a categoria “sponsored” , que o Google pede para usar em caso de links patrocinados (sponsored é patrocinado em inglês).
Saiba mais no link: https://support.google.com/webmasters/answer/96569?hl=pt
Botão versus link
Já houve uma distinção entre botões e links. Os links levavam a outras páginas, enquanto os botões faziam algum tipo de ação na própria página, como se inscrever num canal. Porém, já faz um tempo que essa distinção caiu, e o bloco “Botões” do WordPress (se chamava “Botão” até a versão 5.4 do WordPress) serve para criar uma caixa colorida com texto e um link por trás. Inclusive, se você olhar o código HTML dele, não usa a tag <button>, usa a de link, <a>.
Eu queria trazer uma estatística para esse artigo que mostrasse alguma distinção entre a performance de botões e links puros e simples, mas não encontrei. Um teste de um site sobre e-mail marketing, realizado em 2008, mostrou que no início as pessoas responderam melhor a botões, mas a longo prazo passaram a ignorá-los e clicar mais nos links. Talvez você tenha que testar no seu site, criando um botão e um link em páginas similares, e observar as conversões.
Você pode assistir a esse conteúdo em formato de vídeo no canal de YouTube do WordPress sem Código:
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