A diferença entre Leia mais e Quebra de página

Mais uma vez, vamos explicar a diferença entre dois recursos que parecem fazer o mesmo: da categoria “elementos de layout”, o “Leia mais” e o “Quebra de página”.

O “Leia mais” é útil para quem não fizer resumos dos posts. Ele determina a partir de qual ponto o texto para de aparecer nas páginas de arquivo, como a página do blog, de categorias, tags ou de resultados de busca dentro do site. É só aplicar na página e pronto! O que estiver acima dele vai aparecer. Você tem a opção de colocar o primeiro parágrafo apenas como resumo, e ele não aparece na página com o resto do texto.

Já a “quebra de página” separa o conteúdo em páginas, cujos números estão abaixo do conteúdo. Assim como o “leia mais”, é só inserir o bloco, e o que estiver abaixo vai ficar em outra página. Interessante para quem tem posts muito longos ou com muitos recursos (como fotos e vídeos), porque diminui a quantidade de conteúdo carregado, o que ajuda a página a carregar mais rápido. Mas isso não significa que você não precisa de um plugin para otimizar imagens! E, com páginas dentro dos posts ou não, ainda recomendo ativar o carregamento de cada imagem quando ela aparecer, o chamado “lazy load”.

Relembrando: para criar qualquer bloco, clique no sinal de + que fica no canto superior esquerdo da tela, no que fica entre os blocos quando você passa o mouse neles, ou apenas aperte “Enter” depois da maioria dos blocos.

Sabia que você pode ver todo o conteúdo do site em vídeos no canal de YouTube do WordPress sem Código? Não esqueça de se inscrever:

A diferença entre Leia mais e Quebra de página | Série Blocos do Gutenberg ep. 11

1 comentário em “A diferença entre Leia mais e Quebra de página”

  1. Pingback: Para que servem os nove blocos de widgets – WordPress sem Código

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.