Projetos para o Gutenberg no WordPress 5.5
Agora, em relação ao que podemos esperar do Guto no WordPress 5.5: Matt Mullenweg (co-criador da plataforma WordPress e um dos donos da Automattic, empresa do WordPress.com) e Matías Ventura (arquiteto líder do Gutenberg) apresentaram o que deve entrar no lançamento do WordPress 5.5, em agosto. Eles já estarão disponíveis na versão 8.3 do plugin do Gutenberg, que serve para quem quer testar as funções novas antes de elas serem incorporadas ao core.
Padrões (patterns)
Minha favorita foi a criação de “padrões”, que são layouts prontos com algumas combinações de blocos.
Usabilidade
Toda a usabilidade de conjuntos de blocos deve ficar melhor: as breadcrumbs que chegaram agora serão incorporadas ao topo do editor, para seus olhos não terem que ir até o canto da página, e deve ficar mais fácil mover os blocos em colunas, além de copiar e colar blocos (atualmente, precisamos copiar apenas o conteúdo). Por falar em copiar e colar, Matt deu uma dica que eu não sabia: se você quiser colocar link em um pedaço de texto, é só selecionar e teclar “ctrl + v”; não precisa digitar “ctrl + k” nem clicar no botão com a correntinha antes.
Cobertura
O bloco cobertura recebeu atenção especial: será possível escolher com facilidade o alinhamento do texto vertical e horizontalmente. Também será fácil definir a margem interna, chama “padding”. E o bloco de imagem terá um editor embutido para você conseguir redimensionar e cortar a imagem sem precisar sair da página. Ainda estão vendo quais das edições só serão aplicadas à imagem naquela página (com CSS) e quantas ficarão na imagem original, armazenada na biblioteca de mídia.
Calendário do Gutenberg
Lembrando que ainda estamos na fase dois da jornada do Gutenberg. A primeira era cuidar da publicação de texto, ou seja, substituir o editor clássico. Atualmente, é de customização, para fazer o que os plugins de construção de página fazem. Em seguida, vão melhorar a maneira de trabalhar colaborativamente em um site e, por último, colocar no core do WordPress ferramentas para sites multilíngues, sem precisar de plugin. Afinal, esse é o propósito da internet, não é? Conectar o mundo.
Compartilhe esse conteúdo! Pode ser em formato de texto ou no vídeo correspondente, no canal de YouTube do WordPress sem Código:
E não se esqueça de seguir o WordPress sem Código nas redes sociais!
Pingback: Como criar um botão do jeito certo na sua página | WordPress sem Código
Pingback: Como criar menu em site WordPress (e escolher onde fica) | WordPress sem Código