Como colocar PDFs, áudio e vídeo no seu site WordPress

Arquivo

Ideal para compartilhar PDFs, mas esse bloco serve para qualquer formato de arquivo que você consegue subir para o WordPress. Você pode fazer upload direto do seu computador ou escolher um arquivo que já esteja na sua biblioteca de mídia, e o bloco cria (1) um link para abrir o arquivo numa nova aba do próprio navegador e (2) um botão para download.

Na barra acima do bloco, você pode (3) mudar a orientação do bloco (alinhado à esquerda, direita, centralizado, largura ampla ou total) e (4) editar as informações do arquivo. Todo arquivo que você sobe para o WordPress tem o título alterado para ter traços em vez de espaços, e esse título é o que aparece no link. Você pode alterar esse título na própria caixa de edição do arquivo. Na barra lateral, você encontra as opções:

  • de que o link para o arquivo abra o próprio, ou uma página de anexo com o título e descrição que você determina na caixa de edição do arquivo (5);
  • de que o link abra na mesma aba, ou em uma nova (6);
  • de esconder o botão de download (7).

Áudios

O bloco de áudio cria um player para áudios que estão no seu servidor, e se você quiser embedar um player de outro site, como SoundCloud, ele transforma em um bloco daquele site. Ele pode ser útil para quem quer publicar artigos com uma versão em áudio, além do texto. Mas, se você está com conteúdo próprio, como um podcast, recomendo embedar o link externo. Primeiro, para que quem escute pelo seu site também apareça nas estatísticas dos seus ouvintes; mas também, para não ficar enchendo seu servidor com arquivos pesados.

Ele não aceita qualquer formato de arquivo – por exemplo, meu celular grava em .m4a e ele não aceitou. É mais seguro converter para um formato .mp3. O design do player vai mudar dependendo do navegador do visitante.

Acima do player, você pode (1) alinhar o player dos arquivos no seu servidor à esquerda ou direita do texto, centralizar para ele ocupar uma linha inteira, usar largura ampla ou até total (o que não deixa muitas margens na tela). Também pode (2) editar as informações do arquivo, ou trocá-lo por outro. Abaixo do player (3) fica uma legenda (opcional) que você pode formatar ou adicionar um link.

Na barra lateral, você tem a opção (4) de colocar o áudio para tocar automaticamente quando a página é aberta e (5) deixar o áudio tocando em loop, o que algumas pessoas poderiam achar uma boa ideia paras dar uma “trilha sonora” ao site. Mas o próprio WordPress avisa que colocar áudio tocando automaticamente pode gerar problemas de usabilidade. Além de dar um susto nas pessoas e incomodar, um arquivo pesado carregando com a página pode atrapalhar a navegação de quem está com uma conexão de internet móvel. Recomendo deixar essas duas opções desmarcadas, assim como a de (6) pré-carregar as informações do áudio, ou ele inteiro.

Vídeos

Assim como o bloco de áudio, permite colocar um vídeo do servidor ou de link externo (transformando o bloco no correspondente ao site de que você embedou o conteúdo). Vale o mesmo conselho sobre embedar conteúdo: prefira sempre colocar links para serviços externos, como o YouTube, porque arquivos de vídeo são muito pesados.

Caso você prefira colocar os vídeos no seu próprio servidor, ele tem as mesmas opções de alinhamento do áudio – se você optar por esquerda ou direita no ema 2020, ficam fora do texto. Na barra lateral do bloco de vídeo, você tem as opções de:

  • reproduzir automaticamente quando a página for aberta;
  • deixar reproduzindo eternamente em loop;
  • tirar o áudio do vídeo;
  • deixar os controles de reprodução, que variam de acordo com o navegador do visitante e permitem a ele pausar, “caminhar” pelo tempo do vídeo, mexer no volume e ampliar para tela inteira;
  • deixar que o vídeo toque sem estar na tela cheia
  • controlar se já carrega o vídeo automaticamente
  • Por fim, colocar uma “imagem de capa”, chamada de “poster” aqui, para aparecer antes do vídeo começar.

Não recomendo colocar o vídeo para tocar automaticamente, pelos mesmos motivos que o áudio. Mas, se você gostar de vídeos tocando, recomendo assistir a esse tutorial em vídeo no canal de YouTube do WordPress sem Código:

Como colocar PDFs, áudio e vídeo no seu site WordPress | Série Blocos do Gutenberg ep. 4

4 comentários em “Como colocar PDFs, áudio e vídeo no seu site WordPress”

    1. WP sem Código

      Oi, Juliano! Para isso, você precisaria subir os vídeos para o seu site. É possível fazer isso diretamente no bloco do Gutenberg, clicando em “enviar” no bloco Vídeo. O problema é que arquivos de vídeo são pesados, e arquivos no servidor afetam a velocidade. Também tem o problema dos direitos autorais quando alguém publica conteúdo que não foi feito por ele. Por esses motivos, se eu fosse você, usaria a opção “inserir a partir de um URL”. Dessa forma, seu site puxa o vídeo do site de origem. Se quiser mostrar vídeos do YouTube, Vimeo ou DailyMotion, há blocos específicos para eles. É só colar o endereço que o Gutenberg converte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.