Como e quando usar o bloco Galeria de imagens

O bloco de “galeria”, da categoria “blocos comuns”, deixa você escolher uma série de imagens da sua biblioteca de mídia, ou enviar imagens uma a uma, para entrar no site. Ao contrário do bloco “imagem”, sobre o qual falei no vídeo que está no card, quando você seleciona fotos para uma galeria, todas as fotos em que clicar ficam selecionadas. Uma vez que todas são selecionadas, acima do bloco (1) você tem a opção de a galeria ficar à esquerda ou direita do texto, centralizada, ocupando uma largura maior ou até indo de ponta a ponta da página.

Página de edição do bloco Galeria do Gutenberg

Nas configurações da barra à direita, fica a quantidade de colunas (2). Caso você tenha montado uma galeria para ficar à esquerda ou direita do texto, sugiro deixar com uma coluna, e aumentar dependendo da largura. A opção “Recortar imagens” (3) nivela as imagens quando elas têm proporções diferente. Abaixo, o menu “Apontar para” (4) determina o que acontece quando se clica em uma das imagens: “nenhum” faz nada; “página de anexo” abre uma página do site com os detalhes da imagem (título, data e descrição, caso você tenha preenchido esse campo); “arquivo de mídia” abre a imagem ampliada, sem nenhum link na página, o que força o visitante a usar o botão de volta.

Se você quiser que as imagens ampliem quando o visitante clica nelas, você precisa de um plugin de galeria, que usa o recurso “lightbox”. É aquela imagem ampliada, com fundo meio transparente preto ou branco, normalmente, que dá a impressão de ter colocado uma folha de papel entre o site e a imagem ampliada para ajudar na visualização. Dependendo do plugin de galeria que você usar e de como você configurá-lo, é possível colocar miniaturas de outras imagens no lightbox e setinhas para trocar de imagem.

Exemplo de imagem ampliada em galeria criada com plugin

Conclusão

Se você quer uma galeria para decorar a página, ou puramente funcional, não precisa baixar um plugin. Se você preferir ter uma galeria em que as pessoas abram as fotos para ver detalhes, recomendo baixar um plugin, sim. E se você quiser aprender mais sobre WordPress, acompanhar o WordPress sem Código nas nossas redes sociais ou pelo canal de YouTube, ode todos os arquivos estão em formato de vídeo:

Como e quando usar o bloco Galeria de imagens | Série Blocos do Gutenberg ep. 2

1 comentário em “Como e quando usar o bloco Galeria de imagens”

  1. Pingback: Como adicionar imagens a site WordPress, melhorar SEO e acessibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.