Newsletter #6: programação e Elementor

Bom dia, WordPressers! Ou boa tarde, ou boa noite. A edição de hoje terá metade dos links sobre Elementor, o tema da semana no canal; mas vamos começar pela outra metade, com as novidades da semana.

Conteúdo em português

Meu projeto para 2020 é começar a aprender a programar (mas não se preocupe, aqui continuaremos sem código!). Gostei bastante desse artigo no Minas Programam, de Jessica Osko, Algumas dicas para quem quer aprender a programar. Explica de forma bem simplificada como a programação funciona e tem uma lista gigante de recursos para quem quer aprender a programar. O projeto Minas Programam acaba de fazer cinco anos na missão de democratizar o ensino de programação no Brasil, com foco em mulheres negras.

O segundo link “fora do tema” é essa coluna do Felipe Elia sobre a alteração de alguns termos no mundo WordPress, para ficar mais inclusivo. Importante para nós, que estamos entrando na comunidade WP (e bom para nós, também).

Conteúdo em inglês

Agora, sobre o Elementor: o blog no site do plugin tem muitos textos interessantes, mas o último tem tudo a ver com a palestra da Anyssa Ferreira no WordCamp Europa 2020 sobre como prototipar sites em WordPress (vídeo em inglês). É um passo a passo da construção de um site focado na transformação de wireframe para página com Elementor (texto em inglês).

Últimos meetups no Brasil (online)

Como não vi nenhum meetup marcado para a próxima semana, vamos falar sobre a terça passada: tivemos meetups de Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos transmitidos ao vivo pelo YouTube. 

O de POA, “Como o WordPress vai te ajudar a vencer a pandemia?” (com Giovani Blotta) falou com quem faz sites sobre oportunidades que a queda nos negócios pode trazer. O resumo da história é: pare, olhe em volta, veja o que pode melhorar no site do seu cliente. E aconselhe o próprio e fazer a mesma coisa.

O de BH, “Como usar o Trello para organizar sua empresa e tirar férias” (com Márcio Daniel Andrade), foi muito bem humorado. O palestrante mostrou, na teoria e na prática, as possibilidades da ferramenta – delegar, esclarecer para a equipe quem fica com o que, estabelecer prazos. Adorei a metáfora que ele usou: não dá para construir um prédio em um dia. Você marca reuniões de planejamentos, compra materiais e faz a própria construção em fases. Por que seria diferente com seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *