Newsletter #7: SEO e mercado WordPress

Sextou com SEO e um pouco de conhecimento sobre o mercado WordPress! Apesar de termos continuado falando sobre page builders nessa semana no WordPress sem Código, os links externos serão sobre outros temas.

Conteúdo em português

Não tem como não trazer a palestra da Amanda Noronha no WordCamp São Paulo 2019, SEO para WordPress e WooCommerce. Com rapidez e precisão, Amanda faz uma série de recomendações para seu site chegar ao topo das páginas de resultados do Google (e dos outros motores de busca). Meia hora que vale por três!

Vou recomendar esse link fresquinho com um antigo, porque tem tanta gente falando sobre SEO na internet que fica difícil separar o joio do trigo. No ano passado, assisti a uma palestra do Daniel Imamura, fundador da empresa de marketing digital Consultoria Digital, numa edição do meetup Insights. Foi uma daquelas palestras que deu vontade de gravar para guardar. Pois ele fez o mesmo conteúdo para um vídeo no YouTube. Serve como a base teórica sobre SEO que você precisa para entender a palestra da Amanda.

Link extra: Como não é relacionado ao assunto e envolve autopromoção, vou colocar esse link à parte. O Willian Ricardo, meu colega de YouTube, teve um Bate Papo com Felipe Elia WP muito legal. Hoje, às 11h, sai um vídeo no mesmo formato comigo – provavelmente, quando você abrir esse e-mail, já estará no ar. Convido todos a assistirem!

Conteúdo em inglês

Hoje só temos um link da gringa, porque quero contextualizá-lo: 8 Best WordPress Notification Bar Plugins Compared (Oito melhores plugins de barra de notificação comparados)

Trouxe esse conteúdo porque é um exemplo do formato do WP Beginner, uma das fontes que mais uso nas minhas pesquisas. Além de ser uma das grandes inspirações do WordPress sem Código. Curioso é que ele acaba de fazer 11 anos, mas nesse meio tempo o fundador (Syed Balkhi) também virou dono de outra empresa, a Awesome Motive. E ela é dona de vários plugins gigantes: Optin Monster, WPForms, Monster Insights, WP Mail SMTP, SeedProd, Trustpulse, RafflePress, All in One SEO e a compra mais recente, Smash Baloon (outra empresa que tem alguns plugins). A AM tem uma incubadora de plugins, então você já pode esperar por mais soluções famosas nos próximos anos.

Acho importante, para quem vai trabalhar com WordPress, conhecer os maiores nomes do mercado. Essa não é a única empresa que tem alguns dos recursos mais famosos do WordPress – e, quanto mais informação você tiver, melhor vai poder avaliar aqueles artigos “X plugins dessa categoria”. No tutorial que acabei de recomendar, além do plugin que é anunciado num spot, há recomendações de plugins da empresa mãe do WP Beginner. Pessoalmente, acredito que é um dever do autor de tutorial deixar claro quando o conteúdo é patrocinado. É o que planejo fazer quando, algum dia, eu fizer os famosos publiposts.

Próximos meetups WordPress no Brasil

E o próximo encontro já tem evento no meetup.com! A comunidade de Curitiba receberá Livia Gabos para falar sobre “Acessibilidade em templates no WordPress” no dia 23/07, às 19h. É uma palestra mais avançada:“dicas para facilitar a modificação de um template para a garantir acessibilidade de verdade para as pessoas que precisam”. Compartilhe com os devs e as devas que conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.