Newsletter (sem Código) #9

Novidades e curiosidades sobre o mundo WordPress? Temos! Essa edição da newsletter sairá curtinha. Entenda por que logo no primeiro link.

Conteúdo em português

William Schons, desenvolvedor que também tem um canal sobre WordPress no YouTube, fez um vídeo muito importante sobre saber a hora de parar de trabalhar. Ele contou sobre a experiência que teve com síndrome do burnout (esgotamento, fadiga). Como alguém que já teve, e que está num ritmo acelerado para trazer mais conteúdo para vocês, posso afirmar: aprenda a entender os sinais que seu corpo está mandando. O meu já pediu socorro essa semana, então vou me forçar a não trabalhar pelo menos em um dos dias desse final de semana (o certo é nos dois, mas quem empreende sabe que nem sempre isso é possível).

Conteúdo em inglês

Essa semana conheci o site (relativamente recente) https://wpcontent.io/. Pessoas do mundo todo podem adicionar links com artigos sobre WordPress lá e votar nos textos submetidos, criando um ranking. Infelizmente, o conteúdo é todo em inglês. Mas pode apostar que muito do conteúdo em inglês das próximas edições da newsletter virá de lá!

E direto da equipe voluntária que desenvolve o WordPress, novidades sobre a funcionalidade de editar imagens direto na página ou post usando Gutenberg. Quando apresentou essa ideia no WordCamp Europa, no começo de junho, Matías Ventura – arquiteto líder do Gutenberg – disse que ainda estava indeterminado se os arquivos originais das imagens editadas seriam afetados. Agora está determinado que não serão. O WordPress fará uma cópia com os metadados: título, descrição, legenda e texto alternativo. Aqueles que aparecem na coluna à direita, na janelinha de adicionar imagens. Tanto a original quanto a modificada ficarão na biblioteca de mídia e poderão ser editadas por lá. Mas atenção: as edições que você fizer quando abrir os arquivos pela biblioteca de mídia serão permanentes! Cuidado quando mexer na imagem original.

Próximos meetups brasileiros

Mais uma vez, teremos uma terça concorrida! São Paulo e Porto Alegre terão meetups online no dia 28/07, às 19h, mas um é mais voltado para iniciantes e outro, para programadores.

Começando pelo de Porto Alegre, Plugins gratuitos essenciais para WordPress. Daniel Kossmann, organizador da comunidade WP de Curitiba e autor da newsletter semanal gratuita PainelWP (outra em que vale a pena se inscrever), vai ajudar quem está criando o primeiro site a se guiar pelo repositório WordPress, atualmente com mais de 57 mil plugins.Já a comunidade de São Paulo receberá Digo Ribeiro para falar sobre Um novo jeito de criar temas no WordPress com o Frontity. A palestra serve para desenvolvedores de qualquer nível, incluindo iniciantes. Digo tem experiência ensinando, pois idealizou e fundou o Tecnogueto, um programa gratuito para democratizar a educação de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.