Como converter do Editor Clássico para Gutenberg e vice-versa

Esse é para a galera tradicional, que não gostou do Gutenberg e quer voltar a usar o editor clássico do WordPress. Você pode até baixar o plugin do editor clássico – eu já tive que fazer isso quando meu tema parou de conversar com o Gutenberg na atualização 5.2.4, e eu não conseguia postar com o Guto.

Mas, se você só quer ter a sensação de usar o editor antigo, não precisa – há um bloco chamado “clássico” na categoria “Formatação”, que mostra os controles como eram antes. Quando você teclar “Enter”, em vez de ser jogado para outro bloco, como fez com o parágrafo, você cria outra linha dentro do bloco “Clássico”.

Recomendo começar o post com ele, porque copiar blocos de Gutenberg para colar dentro do bloco clássico só faz com que os blocos apareçam dentro dele, sem as opções de edição. Se você criou um post, ou uma página, no editor clássico (valendo tanto para sites antigos quanto para sites novos que usam o plugin), quando você abrir esse post no Gutenberg, ele estará por inteiro dentro do “Clássico”.

Converter para Gutenberg é fácil: nos três pontinhos verticais que ficam acima do bloco quando você passa o mouse, a segunda opção é “converter para blocos”. Se você quiser aprender mais sobre o Gutenberg para não depender mais do editor clássico, confira a categoria Blocos do Gutenberg. Você também pode acompanhar o conteúdo no canal de YouTube do WordPress sem Código:

Como converter do Editor Clássico para Gutenberg e vice-versa | Série Blocos do Gutenberg ep.6

1 comentário em “Como converter do Editor Clássico para Gutenberg e vice-versa”

  1. Alexandre Porfírio Nunes

    O plugin GetWid é massa, ver depois, acrescenta muitas funcionalidades ao gutenberg e grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.