Comprar nome de domínio no registro.br e conectar ao servidor

Para funcionar, seu site precisa de um endereço (ou nome de domínio) e um serviço de hospedagem (ou servidor), que você pode contratar pela mesma empresa ou separadamente. Quando você compra o domínio diretamente no registro.br, está pulando um intermediário e comprando do fornecedor que a empresa de hospedagem usaria, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br. Aprenda a registrar um domínio e conectar ao servidor nesse artigo.

Se você leu o artigo em que eu explico em mais detalhes o que são domínio e servidor, sabe que eu recomendo comprar domínios terminados em .br diretamente do registro.br, e não da mesma empresa de que você comprou a hospedagem. Dessa forma, você se protege da flutuação de preços que a empresa de hospedagem pode causar. Também acho interessante não amarrar os dois serviços no mesmo pagamento para o caso de você querer trocar de empresa de hospedagem. Aviso: esse tutorial não é patrocinado pelo registro.br.

Passo 1: Encontrar um domínio disponível no registro.br

Entrando no registro.br, você pode testar direto um domínio na página inicial. Caso você queira ter uma terminação diferente, pode conferir a lista de finais disponíveis aqui – mas lembre-se que a convenção é .com.br.

Página inicial do registro.br com campo de busca

Quando encontrar um domínio livre, clique no botão “Registrar”.

Tela de domínio disponível no registro.br

Passo 2: Resgatar ou criar conta

Primeiro, o site vai pedir seu CPF, ou CNPJ da sua empresa. Se você já for cadastrado, vão identificar sua conta. Caso você não tenha uma conta, precisará criar uma. Eles vão atribuir um usuário e você precisar criar uma senha.

Tela do registro.br pedindo CPF ou CNPJ para identificarem usuário

Depois de colocar seu CPF e clicar em “continuar”, você terá que preencher seus dados (ou da sua empresa) e concordar com os Termos de Uso e a Política de Privacidade do site.

Formulário de dados pessoais no registro.br

Caso você já tenha um usuário, pode digitar o CPF, CNPJ, domínio ou nome de usuário para entrar no seu painel.

Painel de login para quem já tem conta no site registro.br

Passo 3: pagar pelo domínio (endereço do site)

Você também precisa escolher a quantidade de anos que vai querer passar em posse do domínio. É possível comprar um domínio por até 10 anos, ou optar por um período menor e renovar. O registro.br sempre oferece desconto de 10% a partir do segundo ano, por isso pagar adiantado por vários anos é mais barato do que renovar anualmente.

Na hora do pagamento, você escolhe entre boleto ou crédito. É importante apontar que o boleto leva alguns dias para cair, então você só teria o domínio pronto para conectar à hospedagem dias depois, enquanto o cartão de crédito libera em minutos.

Formulário de pagamento no registro.br

Recomendo estar com o e-mail aberto durante esse processo, porque eles enviam uma chuva de e-mails quando:

  1. você cria a conta, 
  2. gera a fatura de pagamento do domínio
  3. o pagamento ao registro.br é confirmado

Passo 4: conectar o endereço a uma hospedagem

Com o domínio confirmado, é hora de contratar uma hospedagem (saiba como escolher uma boa hospedagem para seu site WordPress nesse artigo). Você começa a conectar o domínio e servidor logo na contratação da hospedagem, colocando o domínio lá, para a empresa ficar ciente. Então, você volta ao registro.br, entra no seu painel e clica no site para entrar na página com os dados dele.

Lista de domínios registrados naquela conta do registro.br

Na página do site, vá até a seção DNS para colocar o “endereço feio” (uma longa série de números) da hospedagem fornecido pela empresa de hospedagem, e clique em “alterar servidores DNS”.

Opção "alterar servidores DNS" no painel do registro.br

Existem dois endereços, o “Servidor 1” (1) e o “Servidor 2” (2). Após colocar os dois, clique em “salvar dados” (3).

Campos para número de servidor

Agora o registro.br e sua empresa de hospedagem vão conectar o domínio ao servidor. Vai levar de duas a 48 horas para seu site ser publicado. Depois, você pode instalar o WordPress e personalizar seu site sem precisar programar uma linha de código.

Caso você queira assistir ao tutorial em vídeo sobre esse tema no nosso canal do YouTube, confira abaixo:

Comprar nome de domínio no registro.br e conectar ao servidor | WordPress sem Código 2.3

1 comentário em “Comprar nome de domínio no registro.br e conectar ao servidor”

  1. Pingback: Páginas, posts, tags, categorias e widgets: organizando seu conteúdo – WordPress sem Código

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.