SEO, marketing digital e marketing de conteúdo para iniciantes (conceitos básicos)

“Eu nem tenho um site e você já está falando sobre marketing digital, Katharina?” É para você entender a importância que esse assunto tem para o sucesso do seu site. Esse episódio vai servir de guia para episódios do futuro.

Se você jogar o termo “marketing digital” no Google, vai ver milhões de resultados. Eu, pessoalmente, vou seguir o guia do Neil Patel. Ele segue a linha que separa o marketing digital em sete. Vamos começar com o SEO, que é o mais importante.

SEO

Se tem uma coisa que você vai levar desse vídeo, é que SEO não é CEO. SEO é “search engine optimization”, ou “otimização do motor de busca” – ou seja, o que você pode fazer para o seu site aparecer lá no topo da primeira página do Google, ou do Bing, ou de algum outro motor de busca igualmente irrelevante, porque desculpa, mas o grande público está no Google. Já CEO é um cargo, Chief Executive Officer. É o presidente de uma empresa. Existe o COO, CFO, CTO e muitos outros. Chefe é o que não falta.

“Tá, e como é que eu fico no topo da página de buscas?” Não é comigo que você vai aprender. É com algum dos links que eu deixei na descrição. O que eu posso te dizer é: o Google tem vários robôs que ficam pulando pelas páginas de internet, que nem macaquinho, de galho em galho. Eles leem as páginas, não como eu ou você, mas como uma pessoa cega veria uma caixa de remédio. Ela não está vendo as cores, ela não está vendo o layout. Ela passa a mão e sente o braile aqui, para fazer a leitura. Então, o Google faz a mesma coisa, só que com o seu site e o código dele. Os algoritmos que esse robô usa estão sempre melhorando, e as pessoas estão sempre correndo atrás para driblar, ou melhorar – enfim, otimizar os seus sites.

Outras categorias do marketing digital

Marketing de motor de busca, que é quando você paga para ficar no topo da página, naquela parte escrito “anúncio”. Sim, aquela parte que todo mundo ignora.

Anúncios “pague por clique”. Você só paga se alguém clicar nesse anúncio e for redirecionado ao seu site.

Marketing de afiliados, que é pagar uma comissão para pessoas venderem aquele conteúdo para você na internet. Você também pode ser um afiliado – se você tiver um blog, por exemplo, e quiser vender produtos dos outros nos seus artigos.

E-mail marketing, que é o motivo pelo qual os sites insistem para você se inscrever na newsletter deles. A gente vai falar um pouco dele mais para a frente, então já fica a dica para você se inscrever no canal.

Marketing em mídias sociais, que é, basicamente, estar onde as pessoas estão. A gente não vai falar disso aqui.

E, por fim, marketing de conteúdo.

Esse artigo é marketing de conteúdo. Eu não estou tentando te vender o meu serviço de webdesigner, direto, assim, e sim estou falando sobre como se faz site para você ver que eu entendo do assunto e me contratar. Você pode fazer marketing de conteúdo também. Não precisa ser em forma de vídeo, pode ser em artigos num blog – o que é muito fácil de fazer com um site em WordPress, modéstia à parte.

Mas tem que tomar cuidado, porque um artigo bem feito pode motivar as pessoas a recomendarem o seu negócio compartilhando esse conteúdo. Já um artigo mal feito, ou com conteúdo muito pobre, pode mostrar às pessoas que você não sabe nada demais e fazer com que elas procurem outro profissional para aquele serviço. Então, pensa bem antes de começar a fazer marketing de conteúdo. Se não for para fazer bem, é melhor nem começar.

O vídeo relacionado a esse conteúdo está no nosso canal do YouTube:

SEO, marketing digital e marketing de conteúdo para iniciantes | WordPress sem Código 1.3

4 comentários em “SEO, marketing digital e marketing de conteúdo para iniciantes (conceitos básicos)”

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