WordPress ou Wix? Por que escolher WordPress

Provavelmente você já viu anúncios de serviços de hospedagem com os quais você “monta o seu site em poucos minutos”! O mais famoso deles é o Wix, mas várias empresas de hospedagem já oferecem um serviço de criador de páginas. Entenda por que a escolha entre WordPress e Wix é óbvia nesse artigo.

Esses serviços são exemplos perfeitos de “bonitinho, mas ordinário”. Eles te seduzem com um design bem clean e uma estrutura de arrastar e soltar para montar páginas, mas não vale a pena. Sinceramente, eu detesto falar mal de empresa, porque por maior que seja uma empresa, no fim das contas tem gente trabalhando lá. Mas minha prioridade são vocês, então vou dar minha opinião sincera: esses serviços de construção de sites são o primeiro amor de quem quer fazer o próprio site. Eles não exigem conhecimento nenhum de informática. Eles quebram o galho. Mas a graça acaba por aí.

Usabilidade: WordPress 1 x 0 Wix

O que o WordPress tem que eles não têm? Um mundo inteiro colaborando. Isso faz diferença porque, enquanto a plataforma de um serviço de hospedagem é uma empresa, o WordPress é um mercado inteiro. Você não depende daquele plugin de loja, ou de landing page. Tem alternativas para você testar e descobrir qual se encaixa melhor com o tema (o layout) que você escolheu para o seu site. Por causa da competição, os plugins são atualizados e estão em constante evolução.

Não vou mentir: já usei Wix na faculdade. Os professores de jornalismo adoram, porque é uma maneira simples de fazer os alunos trabalharem em conjunto fazendo matérias complementares e depois expor o conjunto num site. E é por isso que eu odeio tanto a plataforma. Perdi horas de aula arrumando um página milímetro por milímetro – que dizer, pixel por pixel – para depois sair tudo do lugar. Ou pior: a página fica linda no tamanho de computador, mas no celular perde toda a usabilidade, e precisa ser reorganizada.

Liberdade: WordPress 2 x 0 Wix

Se lembra do artigo sobre como os sites funcionam com nome de domínio, servidor e hospedagem? Nele, eu comparo um site a arquivos físicos que ficam guardadas numa pasta.

Quando você contrata uma plataforma de criação de sites, você está colando o conteúdo diretamente na pasta, como se usasse vários post-its. Aí, quando você ficar insatisfeito e quiser mudar de serviço (e isso provavelmente acontecerá), vai precisar refazer seu conteúdo do zero. Por outro lado, quando seu site usa a plataforma WordPress, é como se seu conteúdo estivesse em folhas soltas. Você pode trocar de pasta sem precisar refazer nada.

Golpe final: custo-benefício

E se você ainda está na dúvida entre WordPress e Wix, sugiro você dar uma olhada em preços. No vídeo, eu comparo os planos de Wix com preços de hospedagem que você pode encontrar no site Tudo sobre hospedagem de sites, que compara serviços de hospedagem entre si.

Como a pessoa que acabou de começar um negócio não conhece uma alternativa melhor, quando é bombardeada com propagandas desses serviços, ela testa e se apaixona. Mas eu não quero que você se amarre ao primeiro que conhecer por aí. Eu quero te apresentar ao amor da sua vida. Vem pro WordPress.

Compartilhe esse artigo, ou o vídeo sobre esse assunto no canal de YouTube do WordPress sem Código, com um conhecido que ainda está preso com um embuste:

WordPress ou Wix? Por que escolher WordPress | WordPress sem Código 1.10

E não se esqueça de seguir o WordPress sem Código nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.